noticias215 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

NOTÍCIAS DO TURISMO

Paisagens naturais de Pirambu chamam a atenção de visitantes durante o Verão Sergipe

Empresa vai operar com um número maior de voos para o estado em contrapartida à redução do custo com o combustível

Publicada em 05/02/24 às 07:37h - 175 visualizações

Pollyana dos Anjos e Thyeres Medeiros


Compartilhe
Compartilhar a noticia Paisagens naturais de Pirambu chamam a atenção de visitantes durante o Verão Sergipe  Compartilhar a noticia Paisagens naturais de Pirambu chamam a atenção de visitantes durante o Verão Sergipe  Compartilhar a noticia Paisagens naturais de Pirambu chamam a atenção de visitantes durante o Verão Sergipe

Link da Notícia:

Paisagens naturais de Pirambu chamam a atenção de visitantes durante o Verão Sergipe
 (Foto: Divulgação)

Ambientado em pontos turísticos do interior do estado, o Verão Sergipe vem trazendo grande movimentação turística nos últimos quatro finais de semana. O projeto, que promove uma celebração cultural e esportiva por onde passa, também faz com que os próprios sergipanos queiram conhecer seu estado, visitando cartões-postais ainda pouco explorados. Desde a sexta-feira, 2, até o domingo, 4, a programação vem sendo sediada em Pirambu, no litoral norte de Sergipe. O clima aconchegante e praiano do município já encantou os visitantes, que garantem retornar em breve.

Além de Pirambu, a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda; a Ponta dos Mangues, em Pacatuba, e o município de Canindé de São Francisco já sediaram o Verão Sergipe. Em todos eles, a chegada dos visitantes impulsionou a preparação de segmentos produtivos ligados ao turismo, a exemplo da hotelaria e da gastronomia.

O casal de empresários Diego e Andressa Biscaia veio de Curitiba, no Paraná, e chegou a Pirambu sem saber a respeito de suas atrações turísticas. Segundo eles, a realização do Verão Sergipe despertou a vontade de permanecer mais tempo no município. “Chegamos em Aracaju e procuramos cidades próximas para conhecer. Foi quando achamos Pirambu. Estávamos passando e, quando vimos a estrutura, paramos, porque achamos tudo bonito, seguro e bem organizado. Era a parte esportiva, e ficamos sabendo depois da programação artística. Vamos ficar, porque é uma imersão cultural bem bacana”, assegurou Diego.

“Achei Pirambu muito bonita. Assim que chegamos, comentei: ‘que cidadezinha gostosa’. A praia é linda, e muito bem estruturada. E é legal também porque sai do eixo da capital, pra que a gente não seja só turista, mas também viajante. Saber sobre os shows nos deixou ainda mais interessados. A ideia era só dar uma passada, mas, agora, vamos querer ficar e voltar, com certeza”, complementou Andressa.

Para Wesley Denis, vindo de São Cristovão, a beleza de Pirambu fez com que a programação do Verão Sergipe se tornasse ainda mais interessante. Ele, que participou da parte esportiva e esteve presente também na edição da Praia da Caueira, acredita que o evento é uma oportunidade de explorar novos ambientes.

“A programação é interessante, porque tem momento para quem gosta de jogar e momento para quem gosta de festa. Antes, a gente tinha um foco muito só na capital, e aos poucos os eventos foram sendo levados para o interior. Isso é muito importante, porque faz com que o pessoal conheça locais como Ponta dos Mangues, em Pacatuba, e a Lagoa Redonda, aqui em Pirambu. São belezas que muita gente não sabe que existe. Então, quando o evento está a cada final de semana em um local diferente, acaba nos levando a conhecer lugares”, opinou.

O artesão Marcos de Oliveira Santos esteve nas edições da Caueira e da Ponta dos Mangues. Em sua visão, o Verão Sergipe fortalece o turismo nos lugares que o sediam. “Estive em quase todos os fins de semana, só faltei o de Canindé. É uma festa qua vale a pena pelo incentivo que traz ao esporte e ao turismo em cada município”, resumiu.

Cleomara Cardoso, de Aracaju, também participou das atividades esportivas do evento, na disputa de beach soccer. Ela elogiou a praia de Pirambu e acredita que, após o Verão Sergipe, o espaço passará a ter novos frequentadores. “Fui em Pacatuba, agora estou competindo em Pirambu. Quando o evento acontece em um município do interior, desperta uma curiosidade, porque todo mundo quer conhecer aquele lugar novo”, colocou.

Tainá Santana, atleta do vôlei de praia, foi à edição da Caueira para acompanhar o namorado na parte esportiva. Desta vez, em Pirambu, ela compareceu para competir. Para ela, o verão em Pirambu, que já é marcado pelo tradicional Carnaval, vem tendo um fluxo turístico ainda mais intenso com a chegada do Verão Sergipe. “As programações tanto do esporte quanto dos shows estão muito boas e bem organizadas. É uma ação muito saudável, porque leva gente de fora aos municípios. E quem não pode se deslocar, também tem a possibilidade de aproveitar a programação, já que ela está situada em vários lugares do interior do estado”, salientou.

O reconhecimento da iniciativa do Governo de Sergipe em promover a interiorização do turismo está presente na fala de Ronaldo Santos, que trabalha com a venda de amendoins na praia. “Fui no Verão Sergipe da Caueira e da Ponta dos Mangues, também. É um evento bom para o turismo, que leva atrativos a outras cidades. Para a gente, que é ambulante, as vendas estão sendo boas, principalmente para quem fica à beira do mar. A gente espera que tenha mais, pra que o turismo cresça e a gente fature”, destacou.

Atrações turísticas

Em Pirambu, uma das principais atrações é o povoado Lagoa Redonda, localizado a cerca de 50 km de Aracaju. Situado na Costa dos Manguezais de Sergipe, o local faz conjunto com a região de Ponta dos Mangues. Por lá, a combinação de dunas, rios, lagoas temporárias e quedas d’água garante uma experiência apaixonante. A Lagoa Redonda faz parte da Reserva Biológica Santa Isabel, área permanente de proteção ambiental em razão da presença de aves e da desova de tartarugas marinhas. Ali, se instalou a primeira base do Projeto Tamar do país.

Nas dunas, uma atração à parte são os olhos d´água: poços com água límpida, localizados no ponto baixo das porções de areia clara. Essa composição integra os chamados Lençóis Sergipanos. Após o trecho de dunas, é possível encontrar a queda d’água do Roncador, para um refresco após a trilha.

Verão Sergipe

A programação musical do Verão Sergipe em Pirambu inclui nomes como Xande de Pilares, Psirico, Maysa Reis, Tayrone e Saia Elétrica, entre outras atrações sergipanas e nacionais. Já na parte esportiva, competições e práticas de beach soccer, vôlei de praia, corrida, frescobol, mesabol e outras modalidades vem atraindo atletas profissionais e amadores ao evento.

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, além da Deso.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1334447
Usuários Online: 81
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033