noticias561 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

GERAL

Dia Internacional do Vinho do Porto

Descubra o encanto deste vinho com sugestões do sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine

Publicada em 25/01/24 às 09:46h - 202 visualizações

Arnaldo Moreira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia Internacional do Vinho do Porto  Compartilhar a noticia Dia Internacional do Vinho do Porto  Compartilhar a noticia Dia Internacional do Vinho do Porto

Link da Notícia:

Dia Internacional do Vinho do Porto
 (Foto: Divulgação)

No mundo vasto e enigmático dos vinhos, poucos têm o prestígio e a singularidade do Vinho do Porto. Originário da região demarcada do Douro, no norte de Portugal, este vinho licoroso é produzido com esmero e paixão, resultando em uma bebida ímpar que encanta paladares ao redor do mundo. O sommelier Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, listou sugestões para de rótulos para o Dia Internacional do Vinho do Porto que são imperdíveis.

“O Vinho do Porto, armazenado nas tradicionais caves de Vila Nova de Gaia, é marcado por sua doçura distinta, podendo ser categorizado como muito doce, doce, meio seco, seco ou extra seco. Essa diversidade de sabores é cuidadosamente planejada, representando escolhas específicas no momento crucial da interrupção da fermentação”, explica o sommelier da Cantu Grupo Wine.

Ele ressalta ainda que ao explorarmos as origens desse néctar dos deuses, nos deparamos com fascinantes relatos e lendas. Uma teoria defendida por produtores ingleses remonta ao século XVII, quando mercadores britânicos acrescentaram brandy ao vinho do Douro para preservá-lo. Contudo, indícios sugerem que o processo já era conhecido nos tempos dos descobrimentos, utilizado para garantir a durabilidade do vinho durante as viagens. A verdadeira distinção reside na região de produção e nas castas protegidas por uma Denominação de Origem (D.O.), garantindo que apenas o autêntico Vinho do Porto seja produzido na região demarcada do Douro.

O Vinho do Porto se destaca não apenas pelo clima singular, mas também pelo método de fermentação incompleta, interrompida por uma aguardente vínica neutra. Esse processo confere ao vinho sua doçura natural e uma robustez alcoólica entre 19% e 22%. Divididos principalmente em três categorias, os brancos, rubys e tawnys exibem uma rica variedade de castas, como Malvasia, Códema, Rabigato, Viozinho, Touriga Nacional e Touriga Franca.

Para celebrar o Dia Internacional do Vinho do Porto, o especialista sugere algumas opções que prometem uma experiência sensorial inesquecível:

 


  1. Porto Ruby Poças

Um exemplar robusto, ressaltando a intensidade e vivacidade características dos vinhos rubys. Ideal para apreciadores que buscam uma explosão de sabores marcantes.

Onde comprar: 

https://www.viadelvino.com.br/vinho-do-porto-pocas-ruby-750-ml-386 

  1. Porto Tawny Poças

Com seu envelhecimento em madeira, este tawny oferece uma paleta suave de aromas e sabores, revelando a elegância e complexidade típicas dessa variedade.

Onde comprar: https://www.vidavino.com.br/vinho-porto-pocas-tawny-750-ml

  1. Porto White Poças

Uma opção refrescante e versátil, o Porto White Poças destaca-se pela sua leveza e acidez equilibrada, perfeito para combinações com aperitivos, tortas doces, frutas secas, queijos moles e chocolates.

Onde comprar: 

https://www.dolcevino.com.br/por-tipo/branco/vinho-do-porto-pocas-white



Sobre a Cantu Grupo Wine 

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 19 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 13 países. 

A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. 

A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. 

Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.



Nem só de sobremesas vive um vinho do Porto 

Conheça dicas de sommelière da Wine para apreciar a bebida em drinks que harmonizam petiscos e pratos 


O Dia Internacional do Vinho do Porto, celebrado em 27 de Janeiro, é um convite para apreciar uma taça dessa bebida tão peculiar e partilhar experiências. Em geral, é um vinho reservado para o final da refeição, para acompanhar as sobremesas, mas a data comemorativa vem nos lembrar que também pode ser harmonizado com petiscos e o prato principal. 


“No hemisfério sul, estamos em pleno verão e as altas temperaturas são um convite para elaborar drinks refrescantes, como uma excelente alternativa para degustar esse estilo de vinho. O Porto Burmester Ruby, por exemplo, é um vinho jovem e bastante frutado, com nuances que remetem a frutas vermelhas mais maduras, como em compota”, observa Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Ao amadurecer por 2 a 3 anos em carvalho usado, que amacia os taninos sem comprometer seu frescor, é o mais simples dos rótulos desta categoria e pode ser utilizado no lugar de cachaça para elaborar caipirinhas de frutas vermelhas, o que gera uma conexão certeira entre Brasil e Portugal.


https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-ruby/prod14710.html


Já o vinho do porto no estilo Tawny é mais elegante e envelhece em madeira por um período que varia de quatro a seis anos, sofrendo oxidação durante esse tempo. Este processo torna a cor do vinho acastanhada e contribui no desenvolvimento de notas de especiarias adocicadas e frutas secas, tornando-o um vinho mais complexo. Uma sugestão é provar a bebida em drinks como o Porto Old-Fashioned, que pode combinar 50ml de Porto Burmester Tawny com 1 colher de mel e 3 pitadas de Angostura Bitter, num copo com gelo, decorado com raspas e casca de laranja, finaliza a preparação com um toque cítrico encantador. É um drink que tem grande potencial para harmonizar uma tábua de queijos e embutidos, seguida de uma costela ao molho barbecue”, comenta Marina.  


https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-tawny/prod14711.html 


Os vinhos do porto do tipo Tawny também podem ser envelhecidos por longos períodos e ganhar indicações de idade, como o Porto Burmester 10 years Old Tawny, que traz aromas de frutas secas, avelã, amêndoas, mel e baunilha e se comporta como um vinho aveludado e persistente em boca. “Esse exemplar é sempre uma degustação singular e memorável, seja para abrir o apetite, para acompanhar queijos azuis, uma bela sobremesa ou até mesmo um charuto, no pós refeição”, comenta a sommelière da Wine.


https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-10-years-old-tawny/prod14719.html 


As opções para extrair a máxima potência de um vinho do porto são infinitas, então, escolha seu estilo preferido e celebre esse dia com um brinde inesquecível!

Kit 10 Vinhos Seleção Especial 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1386349
Usuários Online: 88
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033