São Paulo, setembro de 2020. O grande problema do brasileiro não é falta de dinheiro para investir, mas, sim, falta de conhecimento sobre o assunto. Estudos demonstram que menos de 1% da população economicamente ativa do País investe na Bolsa de Valores, por exemplo. Para se ter ideia do que isso representa, basta dizer que mais de 50% dos norte-americanos colocam parte de seu dinheiro na Nasdaq ou na Nyse.
Pensando nesse gap – e apostando no crescimento potencial do setor em tempos de Selic baixa –, a Capital Learning, braço educacional do grupo Capital, que também engloba a Capital Research e a Capital Now, acaba de criar um curso online para ajudar seus clientes a entenderem melhor como funcionam os diversos produtos disponíveis no mercado nacional.
O nome do curso não poderia ser mais sugestivo, “Aprendendo a Investir na Prática”, e ele é dividido em sete módulos, cada um dedicado a uma classe de ativo: Renda Fixa: começando do jeito certo; Renda Variável: investindo pra valer; Fundos Imobiliários: arrumando a casa; Ação: menos conversa e mais ação; Fundos de Investimento: hora de se aprofundar; e ETFs: nada de outro mundo; além do módulo de Introdução ao mundo dos investimentos que vai abordar tópicos fundamentais como diversificação, juros compostos, perfil de investimento, reserva de emergência, entre outros.
“As aulas são ministradas por analistas de investimentos certificados, independentes e com vasta experiência no mercado”, explica Samuel Torres, economista-chefe da Capital Research. “Acreditamos que este é o diferencial mais importante, porque eles podem, além de ensinar a arte de investir, também recomendar investimentos com responsabilidade.”
Outro ponto que o executivo salienta é que o acesso às aulas é “vitalício”. Como o conteúdo é 100% online, e as aulas são todas gravadas, o aluno pode assistir aos módulos sempre que quiser, em qualquer lugar e em qualquer device.
Além disso, a Capital Learning envia, via Telegram, conteúdos extras para os alunos, produzidos por seu time de analistas, que também tira dúvidas em sistema de videoconferência; e disponibiliza para download duas ferramentas personalizadas que ajudam a calcular a alocação ideal de cada ativo abordado no curso.
Segundo Torres, o curso “Aprendendo a Investir na Prática” foi pensado para pessoas que desejam começar a investir ou que já investem e desejam se aprofundar nos assuntos abordados nos módulos. “Mas, para que possamos entregar aulas de altíssima qualidade, suporte e acompanhamento para cada aluno, resolvemos limitar o número de vagas”, avisa.
Ou seja, é melhor não ficar parado. Para se matricular no curso da Capital Learning, basta clicar aqui