noticias841 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

BOAS NOVAS

ZÊNIA BIRZNIEK UM ÍCONE PARA MISSÕES DOS BATISTAS BRASILEIROS

Publicada em 24/05/21 às 08:24h - 1295 visualizações

Rádio Boas Novas Aracaju


Compartilhe
Compartilhar a noticia ZÊNIA BIRZNIEK UM ÍCONE PARA MISSÕES DOS BATISTAS BRASILEIROS  Compartilhar a noticia ZÊNIA BIRZNIEK UM ÍCONE PARA MISSÕES DOS BATISTAS BRASILEIROS  Compartilhar a noticia ZÊNIA BIRZNIEK UM ÍCONE PARA MISSÕES DOS BATISTAS BRASILEIROS

Link da Notícia:

ZÊNIA BIRZNIEK UM ÍCONE PARA MISSÕES DOS BATISTAS BRASILEIROS
 (Foto: Rádio Boas Novas Aracaju)

O Portal de Notícias da Rádio Boas Novas Aracaju, A Rádio do Cristão, transcreve um texto da página História e Memoria dos Batistas Brasileiros no Facebook para homenagear a missionária Zênia Birzniek um patrimônio do campo de missões no Brasil, e em particular de Sergipe. O texto original é de Mário Ribeiro Martins, e postado por Clóvis De Sousa Nogueira. Segue o texto:

ZÊNIA BIRZNIEK, nasceu em Riga, na Letônia, em 11 de Novembro de 1917. Com três anos de idade, fugindo das conseqüências da Primeira Guerra Mundial(1914-1918), deixou a Europa vindo para o Brasil, estabelecendo-se na Colônia Leta de Palma, interior de São Paulo, onde ficou até os 15 anos de idade. Após os estudos primários em sua terra adotiva, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Em 1931, com 14 anos, foi batizada em Varpa, interior paulista.

Nos anos seguintes, mudou-se para São Paulo, Capital, passando a trabalhar num ambulatório médico. Concluiu o curso de enfermagem. Apresentou-se à Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira, para servir no sertão do Brasil. Chegou em Ipupiara em janeiro de 1957, com 40 anos de idade, como Enfermeira Missionária da Junta de Missões Nacionais.


Depois de muitos anos em Ipupiara, Zênia Birzniek foi transferida para Natividade, norte de Goiás, hoje Tocantins, onde ficou dez meses. Novamente transferida foi para Sergipe, chegou em Japaratuba no dia 22.05.1964, já com 47 anos de idade e onde permaneceu por muitos anos, fundando igrejas e cuidando da saúde do povo. Em virtude de seu trabalho, recebeu o título de CIDADÃ JAPARATUBENSE.

Em seguida, foi para Pacatuba e depois São José, ainda no interior de Sergipe, onde se aposentou em outubro de 1987, com 64 anos de idade e 30 anos de serviços prestados à Junta de Missões Nacional. ZÊNIA BIRZNIEK, faleceu aos 94 anos, em JAPARATUBA, SE.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1342374
Usuários Online: 96
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033