Fiat Toro - líder de vendas das picapes - foi avaliada na versão Freedom 4x4 motor de 170 cv turbo diesel e mostrou porque ocupa essa privilegiada posição comercial.
Dirigibilidade, segurança, confiabilidade, conforto são algumas das vantagens da SUP. Como carro de luxo merece ganhar uns simples, mas úteis, up grades. A Freedom custa a partir de R$ 162.990, mas veja os valores das demais versões
Publicada em 05/11/19 às 09:14h - 419 visualizações
Arnaldo Moreira
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(Foto: Arnaldo Moreira)
Para completar Uma batalha que terminou empatada no dia 1 de março de 1776 entre as tropas joaninas portuguesas comandadas pelo rei Afonso V e as castelhanas, isabelinas, de Fernando II, rei de Leão, Aragão e Castela durante a Guerra da Sucessão, em Toro, uma cidade medieval na província de Zaragoza, uma cidade medieval a alguns quilômetros da fronteira norte de Portugal com a Espanha, hoje uma cidade conhecida pela alta qualidade de seus vinhos.
Foi Toro, um termo forte, histórico que a Fiat escolheu para batizar sua primeira Sport Utility Pickup (SUP) que apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo, de 2014, e começou no Salão seguinte, em 2016, a comercializar se firmando logo como um sucesso de vendas, afinal, o carro veio preencher uma lacuna entre as picapes de pequeno porte e as médias, que se mantém até hoje.
Suas linhas modernas, definidas, fluídas e as novidades que oferecia, como a tampa da caçamba abrindo lateralmente, sua suspensão tipo multilink. A Toro nasceu da mesma plataforma do Jeep Compass, lhe conferindo o conforto do monobloco e a significativa carga de tecnologia embarcada foram suficientes para que a Toro lidere o ranking de vendas de picapes no País, em outubro.
Defino a Toro como um carro que une o útil ao agradável. Já a ouvi chamar de SUV com caçamba, mas, depois de a utilizar durante uma semana no dia-a-dia reconheço que se trata de um carro bom para uso na cidade, pela sua cabine dupla, conforto e excelente na estrada pelo desempenho e economia de combustível, boa para quem tem, por exemplo, uma casa de veraneio, um sítio.
A Toro cedida pela Fiat para avaliação pelo Blog foi a versão Freedom, com motor turbo Diesel, de 170 cv, 35,7 kgf.m, a partir das 1.750 rpm, acoplado a uma transmissão automática, de nove velocidades, com tração 4 x 4 e reduzida. O consumo médio de cidade estrada registrado foi de 11,3 km/l. De acordo com a fábrica, a autonomia da Freedom diesel completa 600 km andando na área urbana e 750 km/l na estrada.
Para completar o trabalho de análise do comportamento da Toro, rumei com meu produtor do vídeo no canal Blog do Arnaldo Moreira, no YouTube, Hernane Cardoso, em direção à cidade turística de Lumiar, na Região Serrana fluminense, perto de Nova Friburgo, a 137 km do Rio de Janeiro, situada a 650 m de altura acima da superfície do mar, com muitas cachoeiras, rios, corredeiras cercados de mata, quando fizemos o vídeo já publicado no YouTube.
Assista neste link:
https://youtu.be/4msPtSa3kYY
Uma das características positivas da Toro Freedom é seu bom acabamento interno, reina um ambiente negro.
Os bancos, nesta versão, são forrados de couro lateralmente com os assentos de tecido especial, entre os bancos um porta-trecos refrigerado, que recebe vento do ar condicionado e mantem as bebidas geladinhas.
A tampa é um apoio de braço regulável na extensão. No painel senti muita falta de um lugar para colocar o celular.
O banco do motorista tem regulagem de altura e extensão com comando manual, assim como o volante regulado em profundidade e altura. A direção é elétrica.
O painel de instrumentos oferece uma leitura imediata e fácil de velocidade, inclusive, digital, de operação do computador de bordo com os dados de combustível, quilometragem percorrida, além dos mostradores de combustível e temperatura.
Atrás do volante, de excelente pegada, da Toro Freedom estão as borboletas de troca manual de marchas (padeel schifts) que garantem uma mudanças mais rápidas, com a modalidade esportiva acionada ou não. O painel central forrado de material plástico duro, mas de boa qualidade, contem, as saídas de ar condicionado com saídas dirigidas para o motorista e o carona (dual zone) digital eficiente.
Abaixo o sistema de entretenimento com uma tela sensível ao toque (touch) de 7" para controle e ligação do bluetooth, navegação por GPS, rádio, telefone, cujos controles também se encontram também no volante, assim como o controle de velocidade (piloto automático) e espelhamento do smartphone Android Auto e Appl Car-Play. O carro tem ainda sensores de estacionamento trasiero e câmera de ré.
No banco de trás, os cintos para os três passageiros são de três pontos e cada assento possui seu encosto de cabeça, entre os dois lugares laterais, o encosto do banco do centro desce e oferece um apoio de braço com porta-copos.
O banco traseiro, que não é desconfortável poderia ter uma forma mais ergométrica com maior comodidade para os passageiros. E no teto senti falta de uma luz na parte de trás do salão. Na traseira, há ligações USB e de uma tomada de 12 V, como na frente.
O exterior da Toro é atraente, agradável à vista, seu designer tem linhas arredondadas como determina a moda da vez.
A frente, junto ao capô, é decorada pelas linhas de luz diurna DRL, separados pela grade surgem a seguir os faróis escurecidos e abaixo um quebra-mato preto com os faróis de nevoeiro decorando e protegendo a área inferior do para-choques.
Na lateral, espelhos retrovisores na cor do carro e estribos tubulares entre as caixas das rodas, estas de 18", no teto há barras tipo rack que servem para transportar carga. O Santo Antônio é pintado de fosco.
Para completar A área de carga - que ganhou iluminação externa - e tem capacidade para 820 lcarrega até 1 tonelada na caçamba, que é coberta por uma capa marítima e serve como porta-malas do carri, o que justificaria, pelo menos como opcional, de uma tampa metálica mais segura. A traseira da Freedom ganhou novas lanternas traseiras que ao contrário de sua prima Renegade invadem e decoram um pouco a lateral da caçamba.
Para completar Finalmente, a dirigibilidade da Toro Freedom turbo diesel é de fato de excelente padrão, galgando as curvas da serra sem a menor dificuldade e com segurança. Na cidade, a picape se desenvencilha, escapa com facilidade do tráfego, assim como na estrada deixa clara a força de seus 170 cv, nas boas retomadas principalmente em ultrapassagens.
Para completar Gostei da condução proporcionada pela Toro. A posição do banco é boa - este pode ria ser uma pouco mais ergonômico - tem controle de estabilidade, possui ainda controle de tração e garante fredas firmes e seguras. O freio de mão ainda é mecânico, o que uma picape como a Freedom, com nítidas características de carro de luxo merecia um freio elétrico - talvez na próxima versão.
Preços das várias versões Toro Endurance 1.8 MT 5 velocidades Flex Manual a partir de R$ 94.990 Endurance 1.8 AT 6 velocidades Flex, a partor de R$ 100.990 Freedom1.8 AT 6 velocidades Flex, a partir de R$ 112.490 Volcano 2.4 9 AT 9 velocidades Flex, a partir de R$ 125.990 Endurance 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 131.990 Freedom 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 143.990 (picape avaliada) Volcano 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 155.990 Ranch 2.0 AT 9 velocidades 4x4 diesel, a partir de R$ 162.990 Garantia: Completa de 36 meses, sendo 12 meses completa e os outros 24 meses apenas de motor e câmbio.
Ficha técnica
2ª Tomada 12V; 2ª entrada USB
6 Alto Falantes
ASR (Controle de Tração)
Abertura elétrica bocal de abastecimento
Airbag duplo (motorista e passageiro) e Freios ABS com EBD
Alarme antifurto
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
Apoia-braço central dianteiro com porta-objetos
Apoia-pé para o motorista
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
Ar condicionado digital dualzone
Ar-condicionado automático digital
Audio streaming
Banco motorista c/ reg. altura
Barras longitudinais no teto
Bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Brake light
Cambio automatico de 9 velocidades
Capota marítima
Central multimídia com tela de 7" touchscreen; Apple CarPlay e Android Auto , Navegação GPS embarcada; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB,
Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
Comando de rádio atrás do volante
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Console central com porta-objetos e porta-copos
Conta-giros
Desembaçador do vidro traseiro
Direção elétrica
Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
Estepe "ruotino"
Faróis de Neblina com sistema Cornering
Faróis de neblina com moldura cromada
Follow me home
Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
Ganchos para amarração de carga na caçamba
Gear Shift Indicator (Indicador de troca de marcha)
Grade frontal na cor preta
Grade frontal superior com acabamento cromado
Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
Hill descent control
Iluminação de caçamba
Kit aerodinâmico
Kit ferramenta
Lanterna traseira a LED
Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
Luz de iluminação da caçamba
Luz de leitura
Maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo
Moldura central do painel de instrumentos exclusiva
Motor 2.0 16V Diesel
My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
Para-choque frontal com over bumper
Para-choque traseiro com soleira cromada
Para-sol Iluminado
Piloto automático com controlador de velocidade
Porta objetos passageiro
Porta-escadas
Porta-luvas iluminado
Porta-óculos
Protetor de cárter
Quadro de instrumentos 3,5" com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional em TFT personalizavel
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
Retrovisores externos elétricos com Tilt Down
Revestimento de caçamba
Revestimento externo na coluna central das portas
Rodas de liga leve 6.5 x 17" + Pneus de uso misto 225/65 R17
Segunda luz de ré
Sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré
Skid Plate integrado ao parachoque dianteiro
Suspensão traseira multilink
Tampa traseira dupla com abertura elétrica
Tapetes dianteiros e traseiros em borracha
Tomada 12V
Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
Tração 4x4 com seletor
Vidros climatizados verdes
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
Voice recognition
Volante EAS - Energy Absorbing System
Volante com regulagem de altura e profundidade
Volante em couro com comandos do rádio e alavancas de seleção das marchas tipo borboleta
Válvula antirrefluxo de combustível
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