Sábado, 30 de Maio de 2020
Turismo

Palmas: a mais jovem das capitais brasileiras completa 31 anos

Inaugurada em 20 de maio de 1989, a capital do Tocantins reúne cultura, esporte e praias em meio à imensidão do Cerrado

Publicada em 22/05/20 às 08:34h - 210 visualizações

por Vanessa Castro _ Portal de Notícias Viaje Sergipe


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Na foto, a Praça dos Girassóis, símbolo da cidade, e o Cruzeiro, cruz feita em pau-brasil, primeiro monumento histórico de Palmas.  (Foto: Flávio André)

A Praça dos Girassóis também foi presenteada com um dos projetos do arquiteto mundialmente reconhecido Oscar Niemeyer. O Memorial Coluna Prestes ocupa uma área de 570 m², e sua arquitetura é marcada pelas curvas sinuosas características de Niemeyer. No prédio há sala de vídeo, auditório e exposições de fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes.

Situada no coração do Cerrado brasileiro, Palmas é cercada de parques, áreas verdes e mais de 50 km de praias formadas por uma grande represa, que ajudam a amenizar as altas temperaturas registradas o ano inteiro.

A Praia da Graciosa, por exemplo, principal cartão postal local, possui mais de quinhentos metros de orla às margens do rio Tocantins. O local é muito procurado para a prática de esportes aquáticos, caminhadas e corrida, além de ser ponto de encontro de moradores e turistas para apreciar o pôr do sol e aproveitar a gastronomia regional nos diversos bares e restaurantes ali instalados.

Além da Graciosa, a cidade conta também com as praias do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela. Outro cartão postal, o Parque Cesamar possui lago, pedalinho, pista de corrida e caminhada, quadras de esporte e uma trilha ecológica de 2 km dentro da mata típica do Cerrado. Dentro do parque, a Casa Suçuapara reúne um acervo histórico com fotos, mapas e documentos que contam a história de Palmas.

Ponte_Palmas.jpg

As praias de água doce são formadas pelo imenso lago de Palmas que se criou com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Crédito: Flávio André/MTur

Juntamente com as cidades de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins, que também dão acesso ao Jalapão, a capital integra um conjunto de destinos do estado apoiados pelo Investe Turismo. O programa, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e o Sebrae, busca estruturar e promover roteiros estratégicos em todo o país, com ações como a melhoria de serviços e atrativos, marketing e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

TAQUARUÇU - A área rural, distante cerca de 30 km de Palmas, reúne vários atrativos naturais, como mais de 80 cachoeiras catalogadas e corredeiras. O local é muito procurado por amantes de esportes radicais. Na Serra de Lajeado, é possível praticar rapel, tirolesa e parapente. O distrito é também um refúgio para quem quer curtir o clima serrano em Palmas.

A variedade da culinária local impressiona, com diversos restaurantes que priorizam ingredientes da cozinha regional. De forma a estimular tal vocação, o MTur liberou R$ 1,2 milhão em abril deste ano para a construção de um Centro Gastronômico no distrito, que vai abrigar eventos do gênero. O valor é a primeira parte de um investimento total de R$ 2,8 milhões da Pasta, que também prevê a criação do Centro de Cultura e Arte de Taquaruçu.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentários


Idelson

25/05/2020 - 12:12:20

Quero ler os comentarios.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 9161-5033

Visitas: 458305
Usuários Online: 114
Copyright (c) 2020 - Portal de Notícias Viaje Sergipe - Av. Senador Júlio César Leite, 1445 – Edf. Jardins – S/304 – Bairro Aeroporto / CEP: 49037-580 Aracaju/Sergipe/Brasil - Fone: (79) 99979-7974 - 99974-1811 - 99161-5033 - nairson.turismo@gmail.com