Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020
NOTÍCIAS DO TURISMO

Registros no Cadastur cresceram 38% em três meses

Aumento foi impulsionado pelo selo “Turismo Responsável” e financiamentos via Fungetur

Publicada em 24/07/20 às 15:50h - 220 visualizações

por Victor Maciel


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Agências de viagens tiveram crescimento de 3,7% nos últimos três meses.  (Foto: Roberto Castro/MTur)

O número de registros no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) teve um aumento de 38% entre os meses de maio e julho deste ano. O acréscimo se deve, principalmente, à necessidade do documento para a emissão do selo “Turismo Responsável” e para a solicitação de financiamentos de parte R$ 5 bilhões via Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Atualmente, o sistema conta com mais de 110 mil empreendimentos do setor formalizados junto ao Ministério do Turismo.

Além do acesso aos principais programas do MTur, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca as ações de sensibilização realizadas pela equipe da Pasta para o expressivo crescimento. “O Cadastur é um programa fundamental para ampliar a oferta de segurança e confiança aos nossos turistas dos serviços turísticos ofertados em todas as regiões do país. Confere também aos estabelecimentos e profissionais credibilidade com a regularização. É um ganho para o Brasil e para o cidadão, principalmente neste momento que passamos”, finalizou.

Quando levamos em consideração a distinção dos cadastros por segmentos, as empresas organizadoras de eventos foram as que mais registraram crescimento - 13% -, chegando a cerca de 5.800 empreendimentos. Os meios de hospedagens tiveram um incremento de 7%, atingindo mais de 14 mil unidades regularizadas. O sistema incorporou ainda mais de mil agências de viagens em todo o país, totalizando 31.686 unidades regularizadas: aumento de 3,7%.

Os últimos doze meses também foram positivos para o Cadastur. Mais de 20 mil prestadores de serviços turísticos foram registrados, um aumento de 22%. A maioria dos programas e ações do Ministério do Turismo voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número do Cadastur. Além de ofertar vantagens e oportunidade de negócios, a plataforma também é uma importante fonte de consulta para os turistas, que podem verificar a situação de cada prestador ou empresa que preste serviços turísticos no seu estado. O cadastro é feito de forma totalmente online e gratuita.

O sistema, obrigatório para sete segmentos - agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, transportadoras turísticas e guias de turismo -, tem como objetivo promover o ordenamento, a formalização e a legalização do setor. O número do Cadastur precisa ser renovado a cada cinco anos para os guias de turismo e a cada dois anos para as demais atividades.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 9161-5033

Visitas: 563743
Usuários Online: 120
Copyright (c) 2020 - Rádio Boas Novas Aracaju - Av. Senador Júlio César Leite, 1445 – Edf. Jardins – S/304 – Bairro Aeroporto / CEP: 49037-580 Aracaju/Sergipe/Brasil - Fone: (79) 99979-7974 - 99974-1811 - 99161-5033 - nairson.turismo@gmail.com