noticias430 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

NOTÍCIAS DO TURISMO

ABAV Expo reúne principais autoridades do setor na cidade do Rio de Janeiro

Publicada em 28/09/23 às 08:35h - 334 visualizações

Rádio Boas Novas Aracaju


Compartilhe
Compartilhar a noticia ABAV Expo reúne principais autoridades do setor na cidade do Rio de Janeiro  Compartilhar a noticia ABAV Expo reúne principais autoridades do setor na cidade do Rio de Janeiro  Compartilhar a noticia ABAV Expo reúne principais autoridades do setor na cidade do Rio de Janeiro

Link da Notícia:

ABAV Expo reúne principais autoridades do setor na cidade do Rio de Janeiro
Magda Nassar na abertura da Abav 2023  (Foto: Divulgação)

Rio de Janeiro, 27 de setembro de 2023 - O Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo, comemorado nesta quarta-feira, 27 de setembro, ganhou uma comemoração à altura. Na manhã de hoje, cerca de 4 mil pessoas, entre elas, políticos, autoridades, entidades de turismo, personalidades e convidados, se reuniram para a cerimônia de abertura da 50ª edição da ABAV Expo. Após 11 anos, a maior feira do setor de turismo da América Latina retorna ao Rio de Janeiro com uma solenidade cheia de momentos marcantes.

Compuseram o palco Celso Sabino, Ministro de Estado do Turismo, Silvio Costa Filho, Ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Deputado Federal Romero Rodrigues, Presidente da Comissão de turismo da Câmara dos Deputados, Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro e Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Presidente da FECOMERCIO RJ.

Também estiveram no local Alexandre Sampaio, Diretor da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, representando o presidente José Roberto Tadros, Marcelo Freixo, Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – EMBRATUR,  Fabricio Amaral, Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo – FORNATUR, Fabiano Camargo, Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - BRAZTOA, Marco Ferraz, Presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos - CLIA Brasil, Luiz Strauss, Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro - ABAV/RJ, Ana Carolina Medeiros, Vice-Presidente Administrativo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Nacional e Patrícia Viana, representando o presidente do SEBRAE, Décio Lima. 

Magda Nassar, primeira presidente mulher da ABAV Nacional, organizadora da 50a ABAV Expo, abriu a cerimônia dando boas-vindas aos presentes, salientou a importância do empoderamento feminino no setor do turismo. Na ocasião, ela também anunciou uma grande novidade.

“Sou a primeira mulher presidente dessa entidade. Nós somos o grande contingente de trabalho dessa indústria, mas não parece. Vamos mudar isso, afirmando a cada momento. Donas de si, aquelas que educam, aquelas que trabalham, as que são mães e as que não querem ser. As que são trans, as que são cis. Aquelas que sabem quem são, aquelas que não se calam, são mulheres diversas, unidas em movimento, mulheres que não tem medo de errar, que se perdem pelo caminho, mas não param, nós somos diferentes, mas estamos juntas. Parabéns a cada um de vocês Abavianos que nunca deixaram a coletividade à deriva. Parabéns pra todos nós. Os presentes e os não presentes. Parabéns pelo nosso dia. Dia Mundial do Turismo. Esse ano a gente tem mais uma grande novidade que me orgulho muito. Amanhã às dezoito horas no pavilhão três eu vou estar anunciando os nossos próximos dois destinos".

Antônio Florencio Queiroz, Presidente da Fecomércio RJ, agradeceu o empenho e o trabalho realizado por Magda Nassar, e também de todos os empresários de Turismo do Rio de Janeiro. “Vocês merecem os nossos elogios. Registro que, assim como a ABAV Expo, o quadro de colaboradores da Fecomércio também é composto por mulheres, em sua maioria. Saúdo a presença de todos os políticos, empresários e os agentes de viagem. Temos que honrar a importância da sociedade civil organizada e representá-la, cuidando de seus anseios. O Rio de Janeiro é a maior mola propulsora de turismo do País. A Fecomercio também aposta na educação e na cultura para tornar nossa sociedade mais justa”.

Assim como o presidente da Fecomércio, Alexandre Sampaio, presidente da CNC, também cumprimentou Magda Nassar e todos os convidados do evento, como políticos, autoridades e entidades de turismo. Em seguida ele deu uma declaração rápida sobre a importância do alinhamento entre turismo e comércio. “Temos que pensar, sempre, que turismo e comércio andam juntos e, por isso, a edição deste ano da ABAV Expo precisa debater temas ligados aos dois setores”.

Para Marcelo Freixo, Presidente da EMBRATUR, é fundamental restaurar a imagem e o turismo da cidade do Rio de Janeiro. “Hoje, dia 27 de setembro, é dia de todos os profissionais de turismo. Parabéns a todos que fazem parte desta categoria, afinal de contas quem faz os turistas chegarem aos parques e aos pontos turísticos são vocês. Queremos que o mundo conheça o Rio de Janeiro, essa indústria é tão importante que representa 8% do PIB brasileiro”. Freixo ainda pontuou ao ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, que revitalizar o Aeroporto Internacional Tom Jobim, é uma ação urgente.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou da importância de todos os agentes de viagem do país. Ele ainda fez coro com Freixo sobre valorizar o quanto antes o Aeroporto Internacional Tom Jobim. “Estou profundamente feliz pela volta da ABAV Expo, o evento retorna depois de 11 anos e isso é muito gratificante. O Rio de Janeiro fica honrado em sediar a ABAV. Temos identidade própria, mas queremos responder aos anseios de todos os brasileiros no que diz respeito ao turismo”. Paes também informou a Magda Nassar que poderá patrocinar a próxima edição da ABAV Expo 2024, investindo 30 milhões de reais. A presidente da ABAV anunciará amanhã quais serão os dois estados brasileiros que vão sediar a ABAV Expo, edições 2024 e 2025. Eduardo Paes disse que está na torcida pela Cidade Maravilhosa.

Quem também está torcendo para o Rio de Janeiro sediar a próxima edição da ABAV Expo é a Secretária de Turismo do Rio – Setur, Daniela Maia. “A cidade do Rio de Janeiro quer sediar a feira da ABAV de 2024 e o Prefeito Eduardo Paes, durante a abertura, já garantiu a verba de 30 milhões de reais para conquistar essa escolha da cidade-sede, que se dará amanhã. Estamos na torcida”.  

Marcelo Castro Gustavo Tutuca, Secretário de Estado do Turismo do Rio de Janeiro comemorou o retorno da ABAV Expo ao Rio de Janeiro, trazendo mais empregabilidade e debates importantes para a sociedade. “Vivemos um momento importante neste setor, que emprega muitas pessoas e durante esses três dias vamos debater várias questões, como Tax free e reforma fiscal. Temos que oferecer bons produtos para os turistas de nosso país”. O secretário terminou sua fala dizendo que as autoridades políticas e os empresários precisam rever a política de preços das passagens aéreas. Segundo ele, as tarifas devem ser mais acessíveis a todos os brasileiros. 

Muito citado durante a cerimônia de abertura, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos falou da importância do turismo para a economia do Brasil e os desafios que precisam ser superados. “O turismo representa mais de oito por cento do PIB. Nós temos um grande potencial a ser perseguido, que por exemplo, Portugal representa dezoito por cento do PIB. A Espanha representa quatorze por cento do PIB e se tem uma indústria limpa, é a indústria do turismo.  A cada quatro turistas que chegam no estado nós estamos falando em um emprego que é gerado".

Lançamento do “Programa Conheça o Brasil Realiza”

Um dos momentos mais aguardados foi o lançamento do “Programa Conheça o Brasil Realiza”, uma parceria do Ministério do Turismo com o Banco do Brasil, que trará crédito facilitado em condições especiais na compra de pacotes e outros serviços turísticos.

Após assinar o acordo, Tarciana Paula Gomes Medeiros, presidenta do Banco do Brasil falou sobre a importância da iniciativa. “A gente vai fomentar os potenciais de cada localidade do turismo nacional. Temos a satisfação de celebrar o lançamento da linha ‘BB Crédito Realiza’, em parceria com o governo federal, com o intuito de potencializar toda a cadeia de valor, apoiando o ecossistema do turismo brasileiro".

Celso Sabino, ministro do turismo, foi além e citou a geração de renda para o brasileiro. "Quero falar aqui sobre a geração de renda democrática para a população. Emprego de qualidade, porque é fato que a construção civil é quem mais emprega no Brasil. Mas depois da construção civil vem o turismo. Será através do turismo que esse país vai descobrir um novo pré-sal para gerar emprego na veia e democratizado para todo o país e pra todas as camadas da sociedade".

Palestra com o cofundador da Apple, Steve Wozniak


O Sesc RJ ofereceu aos associados da ABAV Nacional, convidados, imprensa, entre outros uma palestra com o cofundador da Apple, Steve Wozniak. A atração internacional veio ao Brasil trazida pelo Sistema Fecomércio RJ – Sesc e Senac RJ. Em um bate-papo com o apresentador Pedro Andrade, do programa Pedro pelo Mundo, Steve, que nunca tinha vindo ao Rio de Janeiro, brincou sobre o calor da Cidade Maravilhosa e falou sobre o futuro da computação. 

“Até hoje, nunca construímos um computador que tenha tanto quanto um cérebro antigo, em minha opinião. O cérebro humano é muito diferente. Por um tempo, eu estava falando sobre computadores que vão ficar inteligentes como os humanos, eles vão ter sensações e emoções. Vão olhar o seu rosto e entender o que você está pensando. Nos nossos treinamentos, 80% a 90% deles são feitos de computador em computador, porque quando você coloca um humano lento no loop, você perde dinheiro. A economia precisa ganhar”.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1350778
Usuários Online: 98
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033