noticias232 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

Atrativos Turísticos

Sergipe ENCANTADOR

Conheça cada epaço desse estado encantador

Publicada em 19/07/19 às 08:53h - 604 visualizações

Nairson Socorro


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sergipe  ENCANTADOR  Compartilhar a noticia Sergipe  ENCANTADOR  Compartilhar a noticia Sergipe  ENCANTADOR

Link da Notícia:

Sergipe  ENCANTADOR
Contraste de atrativos artificiais e naturais de Aracaju, A Capital da Qualidade de Vida  (Foto: Divulgação)

ARACAJU - Com ares de menina moça a capital sergipana, situada à margem direita do Rio Sergipe cresce a olhos vistos de maneira ordenada, respeitando sua característica de cidade litorânea onde o sol, praias, manguezais embelezam sua fisionomia de inverno a verão. É a primeira capital planejada do Brasil. Em 1855 a capital da então Província foi transferida de São Cristóvão para Aracaju.

A orla dispõe de hotéis confortáveis e restaurantes.

TOUR EM ARACAJU

MIRANTE DA 13 DE JULHO - O bairro atualmente é um dos mais valorizados de Aracaju e possui um calçadão para caminhadas e outras atividades esportivas.

COLINA DE SANTO ANTÔNIO - O local é tido como um dos marcos fundadores da cidade.

MERCADOS - O complexo dos mercados é onde se concentra também parte da vida pulsante da capital.

Praça Olympio Campos - Onde está concentrada a arquitetura histórica do Centro de Aracaju e é possível visitar a Galeria de Arte Álvaro Santos, além da Catedral Metropolitana e da Ponte do Imperador - construída para receber Dom Pedro II. Próximo à praça também se localiza o Museu Palácio Olímpio Campos, datado de 1863.

 PRAIAS - São aproximadamente 35 km de litoral, com águas mornas e rasas, ótimas para o banho; além de bares e restaurantes estruturados. Destacam-se as praias de: Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro.

ORLINHA DO BAIRRO INDUSTRIAL - Espaço onde se concentram restaurantes, uma bela vista do Rio Sergipe e da ponte que liga a capital Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros.

ORLA POR DO SOL – É um dos mais novos cartões postais de Aracaju. Fica localizada no Bairro Mosqueiro, no encontro do Rio Póxim com o Vaza Barris.


CIDADES HISTÓRICAS

Sergipe possui um patrimônio histórico e cultural considerável. Duas cidades se destacam por serem verdadeiros museus vivos a céu aberto: São Cristóvão e Laranjeiras, cada qual com suas peculiaridades.

SÃO CRISTÓVÃO - Localizada a 25 km de Aracaju a cidade foi fundada em 1590. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan – preserva um conjunto arquitetônico colonial que encanta pela harmonia e é um verdadeiro mergulho no passado. A ampla Praça de São Francisco (Patrimônio Histórico da Humanidade tombado pela UNESCO).

LARANJEIRAS – Distante 20 km ao norte de Aracaju  é reconhecida como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Surgiu com a ocupação do Vale do Cotinguiba – região marcada pelo grande número de engenhos e o plantio da cana-de-açúcar.

LITORAL NORTE SERGIPANO - A região norte do litoral sergipano aguarda o visitante com a natureza Reserva Ecológica Santa Izabel, a interessante história de preservação das tartarugas marinhas do Projeto Tamar, o belo encontro do rio São Francisco com o mar e muitos outros atrativos.

PIRAMBU - Localizado a 40 km da capital, a cidade alia a diversidade dos ecossistemas costeiros à beleza das praias. No local a natureza se manifestar em diversas formas, seja na exuberância da Reserva Biológica Santa Izabel, na deslumbrante Cachoeira do Roncador ou na Lagoa Redonda, com suas belas dunas e riachos. É também onde foi instalada a primeira base do Projeto TAMAR.

FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO - No litoral norte, outro espetáculo que aguarda o turista é o passeio à Foz do rio São Francisco. Partindo a bordo de um catamarã saído do município de Brejo Grande, distante 137 km de Aracaju, o turista pode navegar nas águas do Velho Chico para depois assisti-lo desaguar no oceano.

LITORAL SUL - Abrange os municípios de Estância (68 km da capital) e Indiaroba (distante 100 km).  O itinerário é composto por belas praias, dunas e manguezais. Os manguezais são ecossistemas muito presentes em toda a faixa litorânea do estado e funciona como importante berçário de espécies marinhas. Dentre as praias da região estão: a Praia do Saco (a 90 km da capital), uma enseada de 5 km de extensão, faixas estreitas de areia, muitos coqueiros e um mar verde e calmo; Praia do Abaís é maior, com 20 Km de extensão,  algumas dunas e a Praia da Cauera que além de uma ótima opção para banhos também é procurada para práticas esportivas.

ILHA DA SOGRA - A ilha, com aproximadamente um quilômetro de extensão, serve como atracadouro e base de apoio para a contemplação.   As belas praias da Caueira, Ilha do Sossego, Pontal e Terra Caída também fazem parte da região.

ROTA DO SERTÃO - Adentrar o estado de Sergipe é uma aventura para conhecer da Mata Atlântica ao ecossistema da Caatinga e ainda dar um mergulho cercado dos paredões do Cânion de Xingo. Em um trajeto de aproximadamente 220 km o visitante poderá desfrutar atrativos como a Serra de Itabaiana, a Grota de Angicos e o Cânion de Xingó.

PARQUE NACIONAL DA SERRA DE ITABAIANA - Localizado a 40 km de Aracaju e possui uma área de 7.966 hectares que abrange quatro municípios na parte central do estado: Itabaiana, Campo do Brito, Areia Branca e Itaporanga D’Ajuda.  O pico da Serra alcança uma altitude de 669 m. O local reúne ecossistemas de Mata Atlântica em sua maior parte e porções de Caatinga, além de uma rica reserva hídrica. Possui uma grande diversidade de plantas. É possível encontrar ainda diversas espécies de pássaros e animais como o tatu e o veado.  O lugar é ideal para a prática de esportes radicais, caminhadas e trilhas. O banho de cachoeira é o prêmio natural para quem explora a Serra. As suas principais atrações são a Gruta da Ribeira, o Poço das Moças, a Sala do Rio Negro, a Capela, a Cachoeira Véu de Noiva e a Trilha do Caldeirão.

PARQUE DOS FALCÕES - Um dos primeiros locais do país com autorização do Ibama para criação de aves de rapina, o Parque dos Falcões, localizado na Serra de Itabaiana, possui sua origem ligada a uma história de amor aos  pássaros.

COMPLEXO XINGÓ - História milenar, cultura e espetáculos da natureza. Na Região de Xingó é possível conhecer o quinto maior cânion navegável do mundo, adentrar em um tipo de ecossistema genuinamente brasileiro, a caatinga, para conhecer o local onde foi assassinado Virgulino Ferreira da Silva, o lendário cangaceiro Lampião. Também na mesma região é possível conhecer a história milenar através do acervo do Museu Arqueológico de Xingó (MAX).

MONUMENTO NATURAL GROTA DE ANGICO - A Grota de Angico localizada em Poço Redondo (município do alto sertão sergipano a 185 km de Aracaju) é um pequeno vale no meio da densa vegetação da caatinga que guarda parte da história de um dos maiores mitos do imaginário nordestino. Foi neste local que na madrugada de 28 de julho de 1938, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, sua companheira Maria Bonita e o bando de cangaceiros sofreram uma emboscada e morreram assassinados.

CÂNION DE XINGÓ - Uma bela oportunidade de navegar deslizando nas águas do Rio São Francisco, sendo observado pelos olhares sábios e ancestrais dos imensos paredões rochosos. Essa é apenas uma das imagens poéticas que poderia descrever o passeio nos Cânions de Xingó.  O ponto de partida do passeio fica no município sergipano de Canindé de São Francisco (distante 213 km de Aracaju). Do restaurante flutuante Karranca’s se tem acesso aos catamarã ou outros tipos embarcações.

MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE XINGÓ - No final da década de 80, quando a CHESF iniciou a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, a Universidade Federal de Sergipe começou a desenvolver um grande projeto de salvamento arqueológico nas áreas que seriam inundadas pelo reservatório da usina, descobrindo nesses locais verdadeiros ‘tesouros’ arqueológicos, localizados em sítios montados nas cidades de Canindé do São Francisco/SE, Delmiro Gouveia/AL, Piranhas/AL e Paulo Afonso/BA.


Festejo Junino - O ciclo junino representa a mais popular festividade nordestina. Chegado o final do primeiro semestre do ano, mais precisamente nos meses de maio, junho e julho, o clima do estado já começa se transforma.  É a época de celebrar o ciclo Junino nos quatros cantos do território sergipano. A culinária é uma das partes saborosas do período. Os pratos são preparados com o ingrediente da estação, o milho. Dele se originam as deliciosas canjicas, mungunzá, bolo de milho, pamonha, cuscuz e o próprio milho verde assado ou cozido. Nessa época acontecem na capital Aracaju, duas grandes festas que reúnem as melhores atrações da música junina sergipana e nacional, o Sergipe, Forró e Paixão, na Orla de Atalaia, e o Forró Caju, no Centro Histórico da Capital.

No interior do Estado, o São João de Estância, a 68 km de Aracaju, é conhecido pelo espetáculo pirotécnico. Os barcos de fogo, deslizando em cabos de aço, iluminam a noite escura e afoitos guerreiros arremessam uns contra outros, busca-pés e espadas de fogo. Em Areia Branca se faz o São João mais tradicional do Estado, conhecido por ser o São João de Paz e Amor. No município de Capela, o destaque das festas juninas vai para Festa do Mastro. O transporte da árvore que servirá de mastro é feita em cortejo por uma multidão que, cantando e dançando se mela de lama para comemorar o mais tradicional São Pedro de Sergipe. O São João em Sergipe tem de tudo, por isso é considerado o mais rico e diversificado do Brasil. Há ainda, outras opções como Cristinápolis, e Indiaroba, no sul do estado, que promovem o São João com a encantadora ingenuidade interiorana, ou em Pacatuba, onde há o tradicional São João com fogueiras em toda cidade, forró pé-de-serra passando de casa em casa e shows na praça principal e, ainda, Muribeca, que também comemora o São Pedro com uma grande festa.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1328744
Usuários Online: 140
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033