O Nissan Novo Versa Sense MT 2021/22 deixou claro na viagem de 350 km, entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio, sua característica de um excelente estradeiro, um carro confortável, com interior amplo, muita estabilidade, e um balanço curto nas curvas.
O desempenho do motor de 4 cilindros, 16 válvulas, 1.6 aspirado, flex, de 114 cv e 15,5 kgfm de torque, na estrada foi exemplar: acelerações firmes e sem deley (com resposta imediata, graças ao acelerador eletrônico), e retomadas seguras, mais eficazes com uma redução de marcha que faz o propulsor mostrar sua força.
A rodovia em bom estado permitiu uma viagem tranquila. Em Cabo Frio fui conhecer o Bairro Passagem, um marco histórico da cidade, anterior à criação da vila de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio.
Fica na margem direita do Canal de Itajuru por onde se fazia a travessia na época da colônia e chegavam as mercadorias. Única povoação de origem portuguesa, entre 1616 e 1660, anos se transformou depois num bairro de pescadores.
A urbanização do bairro conta com a construção, por escravos, da igreja de São Benedito, em 1701, cujo átrio se tornou a Praça São Benedito rodeada por um bonito casario colonial, tombado, que se mantem preservado.
Em 1958, a família real Orleans e Bragança comprou o terreno e construiu um grande e belo casarão com arquitetura moura e árabe, para veraneio dos seus membros por anos.
O arquiteto, porém, não levou em conta que o terreno era acesso dos pescadores da praça até o canal de Itajuro. Depois de muitos protestos o problema foi resolvido com a construção de um arco a que foi dado o nome de Beco do Príncipe que se tornou um ponto turístico. O casarão hoje pertence à família Magalhães Pinto e abriga o hotel Solar do Arco.
O casario colonial do Bairro Passagem ocupado por bares e restaurantes se tornou um point noturno e de turistas, muitos deles estrangeiros e visita obrigatória de quem quer viver o clima colonial que o local oferece.
Foi exatamente à beira do canal de Itajuru, que liga a lagoa de Araruama ao mar e é o maior de água salgada do Brasil, e de onde partem os barcos-táxis para a ilha do Japonês, o pano de fundo para fotografar o Nissan Novo Versa Sense.
Com câmbio manual de cinco velocidades, com engates seguros, macios e rápidos, o Versa Sense tem velocidade máxima de 180 km/h e chega de 0 a 100 km/h em curtos 10,8 segundos.
É preciso ressaltar como na estrada o motor 1.6 suplica por mais uma marcha revelando sua potência, o que tornaria o carro mais econômico do que é. O consumo está abaixo dos padrões característicos de vários carros nacionais: abastecido com etanol, na cidade faz 8,1 km/l e na estrada 9,6 km/l. Já com gasolina na cidade, chega a 11,8 km/l e na estrada 13,8 km/l.
O desempenho do Versa Sense na cidade é muito equilibrado. As rodas são em aço de 15" com pneus 195/65 com calotas integradas de perfil alto.
A suspensão na dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora e na traseira de eixo de torção, absorve muito bem o efeito dos desníveis no asfalto e na estrada oferece segurança na condução mesmo em curvas feitas em boa velocidade. Esse fato contribui para a confortabilidade do modelo.
De 2000 a 2005 tive um Nissan Primera 1991 (igual ao da foto acima) que rodou em torno de 400 mil km e o que me chamava a atenção era a ausência de barulhos de suspensão, painel e carroceria. Viajei bastante nele senti sempre confiança na direção, essa foi a grande experiência que tive com a Nissan, nada diferente da que tive agora dirigindo por 456 km - 350 na estrada e 106 no Rio de Janeiro - o Versa Sense. Uma boa característica do Nissan é seu baixo custo de manutenção.
O design do modelo ficou mais atraente na versão 2022, a tradicional frente elegante da Nissan tem a grade frontal com acabamento cromado e ganhou dois pequenos aerofólios suspensos nas extremidades do para-choques simulando entradas de ar.
O conjunto ótico afilado tem faróis são alógenos.
Na traseira as lanternas têm lâmpadas comuns na versão Sense MT. As laterais completam o bonito design do carro.
O interior é agradável e tem um bom acabamento, apesar do painel e portas serem forrados com plástico duro de bom padrão.
Os bancos ergométricos, incluindo o traseiro, são forrados de tecido tratado com zero gravity (sistema oferece suporte contínuo dos quadris aos ombros aumentando o conforto e diminuindo a fadiga) e o assento do motorista tem ajuste manual de altura.
O volante tipo F1, com controles de telefone e som, é forrado de couro, assim com a manopla da alavanca de marchas.
O sistema de multimídia é simples com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB.
O ar condicionado é manual e eficiente e abaixo no console há entradas para celular
No capítulo segurança, o Versa Sense MT vem com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), sensor de estacionamento traseiro, sistema inteligente de partida em rampa (HSA), aviso de objeto sobre o banco traseiro e os vidros e portas têm controles elétricos.
A partida de motor por botão é feita no painel.
O porta-malas é um item atraente no Versa Sense MT com seus 466 l.
Preços e versões
O modelo Nissan Novo Versa além da versão Sense MT tem mais três versões todas com motor 1.6, flex, câmbio automático, cujos preços são os seguintes:
Sense CVT ----- R$ 101.990
Advence CVT -- R$ 110.990
Exclusive CVT - R$ 122.390.
Opinião: O Nissan Versa MT é um carro muito confiável, econômico e com um bom desempenho na estrada com boa estabilidade nas curvas. Tem uma dirigilidade macia que ajuda na condução na cidade. E espaço é digno de louvor.
Ficha técnica