Quarta-feira, 15 de Julho de 2020
Artigos

“De Parque da Sementeira a um Ibirapuera ou Central Park do futuro. E pra breve”.

Artigo de John Max Santos Sales, professor, Economista,Tecnólogo em Saneamento Ambiental, Especialista em Educação Empreendedora, Mestre em Planejamento Urbano e Regional e Doutorando em Planejamento Urbano e Regional.

Publicada em 26/06/20 às 16:12h - 596 visualizações

por John Max Santos Sales


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: DIVULGAÇÃO/Portal de Notícias/Viaje Sergipe)

* Por John Max Santos Sales

Foi com muita tristeza que recebi a notícia sobre a repaginação do Parque da Sementeira. O prefeito de Aracaju postou em sua página de Instagram a notícia divulgada pelo portal JL Política com o título “De Parque da Sementeira a um Ibirapuera ou Central Park do futuro. E pra breve”.  

Entendo que Aracaju possui várias áreas de extrema vulnerabilidade em que o recurso de R$20 milhões seria melhor aplicado. Acredito que não preciso trazer aqui dados do IBGE, fotos dessas localidades e fala dos moradores para mostrar a já conhecida situação de extrema precariedade em que se encontram várias famílias que ali vivem.

O parque da Sementeira está localizado numa das áreas mais valorizadas da cidade, onde já há infraestrutura e condições físicas suficientes para manutenção de bem-estar para os que ali moram. Situação oposta ao que é encontrada nos bairros mais pobres, onde não há espaços de lazer, equipamentos públicos essenciais, condições dignas de habitabilidade, dentre outros. O referido recurso público deve ser aplicado para quem de fato necessita e há várias formas de utilizá-lo em prol daqueles que mais precisam.

Espero contar com a ajuda de entidades e organizações da sociedade civil para barrar esse projeto e para abrir discussão sobre aplicação desse recurso junto a camada mais empobrecida e assim, de fato, tentar uma aproximação com o chamado direito à cidade. Estou certo de que moradores da periferia ficarão felizes em saber que pessoas foram contra esse projeto, por achar prioritário focar nas áreas periféricas e esquecidas de Aracaju.

Com isso convido a todos para nos organizar e abrir uma hashtag #aquiprecisade20milhoes #AperiferiaImporta onde possamos mostrar por meio de fotos, vídeos divulgados em redes sociais a verdadeira necessidade de aplicação deste recurso.

Aproveito o ensejo para convidar vocês, leitores, a conhecer o trabalho do ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, que provocou transformações urbanas com efetiva justiça social.


* John Max Santos Sales, professor, Economista (UFS), Tecnólogo em Saneamento Ambiental (IFS), Especialista em Educação Empreendedora (PUC/Rio), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (UFRGS), Doutorando em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ), Aracajuano de nascimento e de coração




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentários


Daiana Alves

26/06/2020 - 21:33:58

Perfeita reflexão! As crianças, adolescentes e famílias precisam de praças nos bairros onde residem a fim de minimizar a vulnerabilidade e potencializar o que há de melhor em suas vidas: o brincar.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 9161-5033

Visitas: 530674
Copyright (c) 2020 - Rádio Boas Novas Aracaju - Av. Senador Júlio César Leite, 1445 – Edf. Jardins – S/304 – Bairro Aeroporto / CEP: 49037-580 Aracaju/Sergipe/Brasil - Fone: (79) 99979-7974 - 99974-1811 - 99161-5033 - nairson.turismo@gmail.com