Sexta-feira, 29 de Maio de 2020
Artigos

A EXATA EXPRESSÃO DA GLÓRIA

Artigo de Jabes Nogueira Filho, pastor batista e diretor do Seminário Teológico Batista Sergipanao - SETEBASE

Publicada em 11/05/20 às 14:42h - 149 visualizações

por Pastor Jabes Nogueira Filho


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Portal de Notícias Viaje Sergipe)
O texto aos Hebreus em nosso Novo Testamento é um texto fascinante.  Ele consegue mesclar de maneira magistral a rica herança teológica e espiritual judaica com um vocabulário e modo de argumentação helênicos também exuberante.
A quantidade de palavras que o autor usa e que não são encontradas em outra parte do NT é impressionante.  O livro começa, em grego, com dois advérbios que só aparecem aqui.  Na minha tradução seria:

Veja todo o verso primeiro:

De maneira salpicada e repetida
Antigamente Deus tinha falado aos ancestrais pelos profetas.

O verso dois:

Mas nestes últimos dias falou a nós pelo filho
A quem colocou [como] herdeiro de tudo,
Através de quem fez todas as eras.

O verso três:

O qual sendo o reflexo da glória e o caráter da substância dele,
Sustentando então tudo pela fala do seu poder,
Tendo feito a purificação dos pecados,
Tomou assento na direta da majestade, nas alturas.

E o verso quatro:

Nessa dimensão, galgou [uma posição] tão superior aos anjos
Que veio a herdar um nome mais excelente que eles.

Na leitura de todo o texto aos Hebreus fica claro que o seu autor tem uma visão muito bem marcada de quem é Jesus Cristo, sua obra e o lugar que ocupa em nossa crença.  É isso ele dispõe a demonstrar em todo o escrito.
Assim é que já começa com a sua declaração de fé (são esses quatro versos que traduzi acima).
Mas eu quero voltar ao verso três para duas destacar as palavras que expressam bem quem é Jesus para o autor. Eu as versei como reflexo e caráter.  Também elas são palavras que não as acho em nenhum outro lugar no NT grego.
Quero trabalhar um pouco com elas por que creio que podem nos ajudar a entender melhor quem é o Filho de Deus o qual adoramos.
A primeira palavra compõe a expressão reflexo da glória.  Buscando a raiz do termo, encontramos o sentido de que Jesus espelha ou aponta para o brilho de Deus.  O texto bíblico está declarando que no Filho podemos ver todo o brilho, toda a beleza, todo o fulgor, toda a glória de Deus.
E João, lá no início do seu Evangelho, reconhece que na Palavra que se fez carne nós podemos ver a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade (Jo 1:14).
A outra palavra está na expressão caráter da substância.  No grego antigo, caráter indicava a pessoa ou instrumento que entalhava em uma pedra dando-lhe uma forma.  Hebreus diz que o Filho é o entalhe preciso onde posso ver a imagem exata do Pai.  Todos os contornos e detalhes daquilo que o Pai é em sua mais perfeita essência e substância eu percebo no Filho (e somente nele).
E ainda é no quarto Evangelho que eu leio a afirmação categórica de Jesus: "eu e o Pai somos um" (Jo 10:30).
Assim Hebreus nos apresenta Jesus, o Filho que é a perfeição do Pai em essência e que nos apresenta dessa maneira toda sua radiante glória.
A ele eu cantarei louvores no meio da congregação (veja Hb 2:12). 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentários


Sandra Natividade

11/05/2020 - 19:56:57

Considero pr. Jabes Filho um dos maiores estudiosos da palavra de Deus, por estas plagas. O artigo "A exata expressão da glória" baseado no expressivo livro de Hebreus é realmente fascinante.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 9161-5033

Visitas: 458256
Usuários Online: 125
Copyright (c) 2020 - Portal de Notícias Viaje Sergipe - Av. Senador Júlio César Leite, 1445 – Edf. Jardins – S/304 – Bairro Aeroporto / CEP: 49037-580 Aracaju/Sergipe/Brasil - Fone: (79) 99979-7974 - 99974-1811 - 99161-5033 - nairson.turismo@gmail.com