Artigos

TRÊS OLHARES E TRÊS POSICIONAMENTOS PASTORAIS (1)

Publicada em 11/04/20 às 15:38h - 2344 visualizações

por Pastor José Carlos Torres


Compartilhe
Compartilhar a notícia TRÊS OLHARES E TRÊS POSICIONAMENTOS PASTORAIS (1)  Compartilhar a notícia TRÊS OLHARES E TRÊS POSICIONAMENTOS PASTORAIS (1)  Compartilhar a notícia TRÊS OLHARES E TRÊS POSICIONAMENTOS PASTORAIS (1)

Link da Notícia:

TRÊS OLHARES E TRÊS POSICIONAMENTOS PASTORAIS (1)
 (Foto: Divulgação)

* Pastor José Carlos Torres

No meio da crise pela qual passa o cristianismo no conjunto das suas vertentes, igrejas, denominações e grupos que o fazem, na minha análise a responsabilidade pelo que vai acontecendo é principalmente das suas lideranças, não importando os nomes pelos quais são chamadas.

São elas que, por desvio de função, incapacidade de ler os “sinais dos tempos”, ambição de poder e riqueza, além do exercício autoritário da função de serviço que deveriam exercer, mais têm contribuído para a descaracterização do cristianismo no mundo e para a crise de credibilidade que enfrenta.

Como foi diferente o nosso supremo Pastor que, a respeito da sua missão e como a exercia, disse não ter vindo ao mundo para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgate (libertação, salvação, saúde e vida plenas) de muitos.

Analisando a crise de hoje, ao lado da vida e dos ensinos de Jesus, aponto três olhares ou posicionamentos essenciais que devem caracterizar todos aqueles que se disponham a servir ao povo de Deus, como seus pastores e líderes.

1- O olhar para Jesus.
Este olhar deve levar cada pastor a posicionar-se como João Batista e dizer a cada momento: “Importa que ele, Jesus, cresça, e que eu diminua”. Ou, como Jesus mesmo disse, ao afirmar que não veio para ser servido, mas para servir.

2- O olhar para os servos de Deus, junto aos quais foi chamado para os servir.
Este olhar deve levar evar cada pastor, uma vez ele entenda a natureza didático-pedagógica e discipuladora do seu ministério, a posicionar-se de forma semelhante à de João, diante de Jesus e, olhando para os que pastoreia, dizer: “Importa que eles cresçam e que eu diminua”.

3- O olhar para o mundo, entendido como os seres humanos e a sociedade de que é parte.
Este olhar deve levar cada pastor, uma vez ele entenda a natureza da missão recebida do seu Senhor e os exemplos por ele deixado, a livrar-se de qualquer preconceito e a praticar o seu amor ao mundo, o qual somente se afirmará como verdadeiro na aceitação de cada pessoa, como ela é; no respeito ao que ela é, pensa e tem decidido sobre sua vida; numa plena abertura para servir a todos e a qualquer um, na medida e segundo as suas necessidades.

Estes, no meu modo de ver o ministério pastoral e a liderança cristã, de um modo geral, são os três olhares e consequentes posicionamentos essenciais a quem deseja ser pastor, segundo o exemplo de Jesus.

* Pastor Torres é pastor da Igreja Batsta de Água Santa - RJ



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1095942
Usuários Online: 86
Copyright (c) 2022 - Rádio Boas Novas Aracaju - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 / 9 9974-1811 - Whatsapp (79) 9 9161-5033