noticias380 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

Artigos

Ser sergipano e ter SERGIPANIDADE

Artigo da jornalista Miriam Petrone, presidente da ABRAJET/SP e ex-presidente da ABRAJET NACIONAL

Publicada em 26/10/21 às 14:50h - 394 visualizações

Jornalista Miriam Petrone


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ser sergipano e ter SERGIPANIDADE   Compartilhar a noticia Ser sergipano e ter SERGIPANIDADE   Compartilhar a noticia Ser sergipano e ter SERGIPANIDADE

Link da Notícia:

Ser sergipano e ter SERGIPANIDADE
 (Foto: Rádio Boas Novas Aracaju)

Há tempos eu digo que a terra que sinto como minha segunda casa é Sergipe.

 O menor estado brasileiro, mas o maior em acolhimento, em se doar em bem receber.

 Eu sou Miriam Petrone, jornalista, moradora de São Paulo,  Capital e tive o prazer de conhecer o estado de Sergipe instigada por meu trabalho. E quando lá estive pela primeira vez em 2005, nunca mais se separou de mim o sentimento de estar inserida no contexto, de mesmo sem ser eu posso me sentir SERGIPANA.

 Em 2010 pude expressar este sentimento quando escrevi para a revista da qual trabalhava, uma matéria sobre sua capital Aracaju intitulada "Aracaju, uma estrela no céu do Brasil", a qual ganhei meu primeiro prêmio de turismo. Nesta matéria expressei ali todo meu sentimento de gratidão por ter tido a oportunidade de um dia conhecer de maneira especial este estado que representa a maior acolhida que um visitante pode ter, O CARINHO E RESPEITO.

 

Isto resume a SERGIPANIDADE.

 Pessoas que têm em seu ser, e isto é evidente, o bem receber e acolher para que nós "forasteiros", nos sintamos em casa mesmo estando distantes e sentir na calorosa acolhida o amor, que é a essência que faz deste ato ÚNICO.

 Sergipanidade é a essência que cada cidadão sergipano tem dentro de si e por bondade a divide conosco através do sorriso, característico do seu patrimônio, incorporados juntamente com a língua, a arte, a fé, o trabalho, as festas e outros bens comuns.

 A alma de um sergipano está caracterizada pela sua SERGIPANIDADE, e todos sem exceção, tem intrínseco dentro de si.

 O sergipano é pessoa especial e muitas vezes o título é emprestado para aqueles que não são de nascimento, mas assim como eu, os são de coração. Pessoas especiais, das quais, juntamente com os verdadeiros sergipanos em um momento ou outro fizeram parte do meu mundo no estado.

 Obrigada povo lindo que me recebeu e tem recebido ao longo destes anos. Continuarei com muita alegria "tirando emprestado" um pouco desta SERGIPANIDADE para que um dia aprenda a ser como vocês.

 Minha gratidão aos queridos sergipanos: In memoriam: Governador Marcelo Deda, Ministro, Governador e Prefeito João Alves Filho. Aos amigos Ex-deputado, Secretário de Turismo e Vereador Elber Batalha ao qual devo a indicação aceita do Título de Cidadã Aracajuana, ao querido Senador Rogério Carvalho ao qual tenho uma história de amizade e carinho, Luciano Barreto que tive o prazer de tê-lo estampado numa das edições da revista MP Acontece, Luis Simões um amigo querido, a Nairson Socorro um sergipano de atitude, Antônio Gonçalves que tem uma compreensão a sua volta e a tantos outros.

 Sou grata também para aqueles que aprenderam e “tomaram emprestado” a Sergipanidade mesmo sendo forasteiros: Marcelo Brito, baiano de nascimento mas sergipano de coração,  a amiga Ada de São Paulo que encontrou no bem receber a sua vocação como proprietária da Pousada Abais e chego na minha querida amiga Mara Ângelo, carioca de nascimento, mas que tem em seu coração a Sergipanidade maior que muitos sergipanos e milita a luta incansável de divulgar o estado.

 PARABÉNS A SERGIPANIDADE 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1331389
Usuários Online: 86
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033