noticias214 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

Artigos

PARÁBOLAS DE FESTAS

Artigo do pastor Jabes Nogueira Filho

Publicada em 20/10/21 às 09:11h - 1449 visualizações

Pastor Jabes Nogueira Filho


Compartilhe
Compartilhar a noticia PARÁBOLAS DE FESTAS  Compartilhar a noticia PARÁBOLAS DE FESTAS  Compartilhar a noticia PARÁBOLAS DE FESTAS

Link da Notícia:

PARÁBOLAS DE FESTAS
 (Foto: Arquivo do autor)

Sabemos que Lucas entende o evangelho como uma vivência que inclui necessariamente a alegria.  E é nesta perspectiva que Lucas conta sobre parábolas que associam o Reino de Deus a festas e o comportamento social a ser desenvolvido nelas.

Tratando da atitude ao chegar em uma festa, Jesus instruiu a não procurar os primeiros lugares (Lc 14:8 – o que se alinha com Pv 25:6-7).

Mas do que uma simples questão de arrumação cerimonial ou de até uma possível vergonha social, o que Jesus está falando é sobre a busca pela própria honra.  A vida do discípulo deve estar pautada pela verdadeira humildade, e nenhum lugar é mais apropriado para vivenciar esta qualidade cristã que nos grandes eventos sociais. 

Em seguida, ainda falando sobre a alegria e festa como tema que se relaciona diretamente com o evangelho do Reino anunciado por ele, Jesus propôs uma parábola sobre uma grande ceia (leia em Lc 14:15-24).  Aqui as lições podem ser entendidas diretamente da narrativa. 

Vejamos: a) o Reino de Deus deve ser associado a uma festa – a vida em Cristo é sempre uma vida festiva e alegre e nela não faltam motivos para celebrar; b) os convidados são divididos em apenas dois tipos: os que aceitam e os que não aceitam o convite para grande festa do Reino de Deus; c) é preciso estabelecer prioridades, se parecem mais importantes os compromissos desta vida então não há como participar do Reino de Deus; e d) todos os que aceitam o convite participam da festa.

 

Contar histórias foi o método utilizado por Jesus para ensinar lições profundas, significativas e práticas sobre o viver do discípulo no Reino de Deus que ele estava anunciando, bem como também no meio da sociedade em sua convivência cotidiana.

Ele enfatizou que o Reino de Deus deve aceito como um convite para uma festa e que tal festa deve ser a celebração do encontro e compartilhamento com o outro.

As parábolas narradas por Jesus ainda continuam relevantes em nossa vida hoje.  Então que as lições daí extraídas possam também continuar sendo relevantes em nossa experiência cristã.

(Extraído da Revista “Lucas” – Editora Sabre)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1336442
Usuários Online: 90
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033