noticias481 Seja bem vindo ao nosso site VIAJE SERGIPE!

Artigos

SOBRE A INSTRUÇÃO DOS FILHOS

Artigo do pastor Jabes Nogueira Filho

Publicada em 07/08/21 às 13:46h - 366 visualizações

Pastor Jabes Nogueira Filho


Compartilhe
Compartilhar a noticia SOBRE A INSTRUÇÃO DOS FILHOS  Compartilhar a noticia SOBRE A INSTRUÇÃO DOS FILHOS  Compartilhar a noticia SOBRE A INSTRUÇÃO DOS FILHOS

Link da Notícia:

SOBRE A INSTRUÇÃO DOS FILHOS
 (Foto: Arquivo do autor)

Sem dúvida alguma a presença de filhos recebidos como herança do Senhor é motivo de grande alegria ao coração de servas e servos de Deus. 

Creio que todos cantamos com convicção que belo é um nenezinho e que prazer um filho traz...

E o sábio vai além: "Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos." (Pv 17:6a).

Sabemos que todo privilégio traz junto a si iguais responsabilidades.  Então a partir da leitura bíblica de Provérbios quero apontar alguns dos deveres dos pais em relação aos seus filhos.

A primeira citação que quero fazer está em Pv 13:22.  O verso fala literalmente em herança deixada às gerações seguintes mas posso compreendê-lo como uma instrução livre para que cada pai e mãe deixe para seus filhos um exemplo digno de ser seguido.

Nesta linha de interpretação mais livre é como se dissesse que cada pai e cada mãe têm que trabalhar e se esforçar para servir como ponto de partida, referência e motivo de orgulho para toda a vida de seus filhos (leia a parte final do verso Pv 17:6).

Outra obrigação a se observar é que pais devem garantir à suas casas primeiramente a paz e a tranquilidade (afinal é melhor um pedaço de pão seco numa casa em paz do que o banquete entre brigas, como diz Pv 17:1).

Mas, usando a descrição da mulher virtuosa que de longe traz mantimento para sua casa (veja Pv 31:14), é dever também prover o sustento adequado para seus filhos não ocasionando que eles venham a ser forçados a trabalhar para ganhar a vida antes do tempo próprio.

Duas outras responsabilidades estão sobre os pais e devem ser lidas com partes da mesma tarefa: é preciso instruir seus filhos (leia especificamente Pv 22:6) e corrigi-lo quando necessário (inicialmente leia Pv 29:17).

Em diversas passagens a obrigação de instruir, disciplinar e corrigir os filhos aparece como responsabilidade primária que os pais têm em relação aos seus filhos.  É como se o texto bíblico compreendesse que as crianças que nos foram dadas como herança precisam ser conduzidas até poderem tomar suas próprias decisões e assumirem eles mesmos suas vidas.

Indo mais a fundo nesta leitura, vejo que quem não instrui e disciplina seu filho não o ama (dito claramente em Pv 13:24, mas veja também Pv 3:12) e a falta de ambas acaba produzindo vergonha à própria mãe (como está alertado em Pv 29:15).

Contudo devo enfatizar que o objetivo da instrução e da correção é produzir futuro e esperança sadia para nossas crianças e não lhes infligir dor e morte, nem ser motivado por vingança (a advertência está em Pv 19:18). 

Finalizando: Como pai, assuma o seu papel de garantir com carinho e amor a instrução, formação e seja o exemplo adequado que seu filho deverá seguir (tenha a coragem de dizer como Paulo em 1Co 11:1).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79)9 91615033

Visitas: 1331469
Usuários Online: 92
Copyright (c) 2024 - VIAJE SERGIPE - Rua Simão Dias,209 - S/01 Centro - Aracaju/Sergipe/Brasil. - Fone:(79) 9 9979-7974 /- Whatsapp (79) 9 9161-5033